quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sueli Sodré




De formação com base no erudito e jazz, a artista já participou de inúmeros projetos da Capital baiana e em outros estados do Brasil, principalmente estando a frente do grupo performático As Raidiantes.

o Coral Madrigal da UFBA, regido pelo maestro Lindemberg Cardoso. Cantou várias vezes com o compositor e violonista italiano Leonardo Boccia e, em 1982, fez um duo com ele.

Aceitando ainda o convite do maestro, a cantora fez em 1985, um solo no Projeto Pixinguinha – Janela Para Novos, no TCA.

Em 1993, realizou show no Projeto Terça da Boa Música, quando interpretou clássicos da música brasileira e norte-americana, a exemplo de “Bachianas nº 5” de Villa-Lobos e “Sumertime”.

Depois de ser vocalista num show de Jimmy Cliff e Gilberto Gil, Sueli fez backing e arranjos vocais de várias bandas e artistas como Lazzo, Margareth Menezes, Zezé Mota, Edil Pacheco, Araketu, Mel, Cheiro de Amor entre outros.

Por ter três oitavas de extensão vocal Sueli consegue brincar muito com a voz, e a idéia para a criação do grupo vocal surgiu assim de repente. “Em Salvador, tinham programado um Festival Instrumental e resolvemos participar. Unindo forças conseguimos  fazer  várias  improvisações  nas   músicas  selecionadas,  com grande sucesso no  festival.

Ficamos muito felizes, pois era um trabalho muito rico mostrado em cinco vozes, decidimos então criar o “Raid das Moças”, conta. Em oito anos de trabalho, a banda mudou de nome passou a ser “Cantoras do Raid” e por último as “Raidiantes”. A artista lembra também que é dona de veia teatral e já trabalhou com o diretor Fernando Guerreiro.

O resultado positivo deste show, dentro do Projeto "Rua Chile, Samba!", apresentado no ano passado, levou Sueli a um novo passo – apresentá-lo em espaços culturais da capital e cidades do interior do estado da Bahia – interpretando sambas do início do século passado até os dias de hoje, de compositores baianos e de outros estados. Músicas como "É luxo só" de Ary Barroso / Luiz Peixoto, "Hora da Razão" de Batatinha, "Noites Cariocas" de Jacob do Bandolim/Hermínio Bello de Carvalho, "Se você jurar" de Ismael Silva/Nilton Bastos, "Pelo telefone" de Donga, "Só danço samba" de Tom/Vinícius, entre várias outros.

Neste show a artista mostra as várias faces do samba, como o samba exaltação, samba-canção, samba choro – entre outros – através de interpretações e arranjos que valorizam, além do ritmo, as letras das canções.

Sueli é acompanhada por Duarte Veloso (violão e direção), Augusto Gomes (sax e flauta), Farofa (percussão), Dudu Reis (cavaquinho e bandolim) e da presença especial da filha Marília Sodré nos vocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário