TEATRO & DANÇA

TEATRO

Fernando Neves


Nos altos dos seus 70 anos de idade e 55 de carreira construindo uma frondosa história na dramaturgia, Fernando Neves defende sua vitalidade na arte com um enorme brilho nos olhos. Fernando Neves é de uma geração de grandes atores baianos que são fortemente respeitados pela classe artística, apesar de grande parcela da população não recordar-se de alguns deles ou até mesmo nem ter ouvido falar. Mas como forma de resistência ao tempo, Fernando manifesta toda a sua sagacidade para afrontar as ruínas do esquecimento. Com espírito de felicidade e amor pelas artes cênicas, este ilustre cidadão comemora os seus 55 anos de história com o Espetáculo “Fernando + 55”, com texto de Maurício Amorim, direção de Alejandro Velasquez e parceria com a Hessel Produções.

É um espetáculo de vital importância com o papel de enaltecer nossos grandes artistas, ainda mais quando eles têm serviços prestados à comunidade. Em toda a sua carreira artística, Fernando já interpretou mais de 130 personagens, e claro, que o espetáculo é apenas uma amostra dessa história, revivendo alguns desses personagens que não foram apresentados na comemoração dos 50 anos.

Na árvore cultural de Salvador-Ba, Fernando é o ator vivo com mais tempo de carreira, seu antecessor seria Wilson Melo, falecido aos 78 anos de idade com 60 anos de carreira. Os sucessores dessa árvore são Ylmara nos altos dos 71 anos de idade e 50 de carreira, e por seguinte, Arildo com 71 anos de idade e 48 de carreira e Haidil Linhares que faleceu recentemente com 75 anos de idade deixando uma grande contribuição no teatro de cordel da Bahia, além de está “viva” através de numerosos personagens de comédia. Estes e muitos outros artistas são nosso patrimônio cultural humano.

Os 55 anos de dramaturgia de Fernando Neves começaram em Belém do Pará, sua terra natal, onde participou de espetáculos num grupo de teatro artesanal e amador e passando pelos primeiros trabalhos profissionais no teatro, cinema, televisão e rádio. Dirigido por grandes cineastas como Edgard Navarro, Líbero Luxardo, Jorge Bodanski e Orlando Senna, além dos teatrólogos Eduardo Cabús, Gabriel Vilela e o próprio Alejandro Velasquez, entre outros. Fernando viveu personagens de Joracy Camargo, Paulo Pontes, Amaral Gurgel, Gianfrancesco Guarnieri, Jô Soares, Maurício Amorim, Nelson Rodrigues, estilos literários de Manuel Bandeira, entre outros.

Em 2005, Fernando Neves recebeu oito indicações no 38º Festival de Cinema de Brasília, sendo premiado como melhor ator coadjuvante através do filme “Eu me Lembro”, de Edgard Navarro. “Este é um filme que me marcou muito porque, até então, eu jamais tinha experimentado ganhar uma premiação. Ainda não fui premiado no teatro, mas receber um prêmio como esse no cinema me deixou uma emoção enorme na minha vida!”, contou-nos o ator.

Para conhecer melhor ator passe no blog dele e deixa seu recado http://fernandonevesator.blogspot.com/. No seu escaninho de imagens podem ver algumas fotos que ilustram esta página.