quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oficinas gratuitas estimulam a produção de instrumentos musicais na Bahia!

tamanho da fontemaismenos

Por Jefferson Cruz
Foto Divulgação


Salvador, 12/11/2010 - O Projeto FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO E REPARO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS AFROBAIANOS baseia-se na transmissão da tradição através da oralidade capacitando o aluno a entender sua história e importância na música contemporânea. O projeto é contemplado pelo EDITAL DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO ARTÍSTICA, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura / Fomento à Cultura, das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Governo da Bahia, idealizado e produzido pela Associação de Moradores Nova Esperança Ilha Amarela (ASSMOILHA).

As oficinas visam desenvolver a criatividade e aquecer a geração de renda e a mão-de-obra especializada, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da música baiana. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para participarem das aulas que terão no mínimo o total de 60 (sessenta) alunos entre os 12 a 14 anos de idade.

As oficinas começam no dia 16 de novembro com estimativa para finalizar em abril de 2011, quando será realizada uma mostra de resultados, onde poderá ser constatada a qualidade do trabalho desenvolvido, a qualidade do aprendizado obtido pelos alunos, o envolvimento dos grupos e os benefícios da oficina na vida dos participantes.


FORMAÇÃO DAS TURMAS E CARGA HORÁRIA

As turmas serão heterogêneas e dinâmicas, totalizando 04 (quatro) turmas, realizadas em módulos, com carga semanal de 04 horas, com média de 16 horas mensais, durante quatro meses. São 61 horas para cada oficina entre teoria e práticas.

Haverá dois instrutores e serão detectados entre os participantes, aqueles que tiverem habilidades com os materiais apresentados para serem cabeças de equipe entre os colegas, dando a possibilidade de multiplicação de efeito dos ensinamentos com a estimulação e formação de lideranças.


MÓDULOS

Módulo I (Oficineiro: Prof. Osias dos Anjos) – técnicas de construção

EMENTA: reconhecimento e usos; tipos de instrumentos de acordo com sua construção; uso de materiais recicláveis; construção de partes; peças industrializadas e seu uso; afinação, manutenção preventiva e corretiva. Recuperação de peças raras (acervos).

Módulo II (Oficineiro: Prof. Bira Reis) – técnicas musicais

EMENTA: história da música, história dos instrumentos afro-brasileiros e afrobaianos, rudimentos da música: som, propriedades do som, notação musical, ritmo, escala e sua aplicação na afinação dos instrumentos artesanais, músicos importantes, percussionistas afrobaianos, ritmos populares afrobaianos e nordestinos. Preparação da Mostra final e apresentação das peças produzidas.


Serviço:

Instrutor: Osias dos Anjos
Idade dos alunos: de 12 a 14 anos
Local das inscrições: Biblioteca Parque São Bartolomeu
Rua da Cabaceira, 231, Ilha Amarela – Subúrbio Ferroviário de Salvador
Inscrições abertas. Gratuito.

Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura / Fomento à Cultura, das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Governo da Bahia, Associação de Moradores Nova Esperança Ilha Amarela - ASSMOILHA


Maiores Informações: 3218-2408

Nenhum comentário:

Postar um comentário