quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Janela Brasileira





Atualmente formado por Andréa Bandeira (flauta e piccolo), Lucas Andrade (clarinete), Carlito Chenaud (violão) e Humberto Monteiro (percussão), o grupo Janela Brasileira comemora 17 anos de um trabalho bem sucedido enfatizando a música brasileira.

Sambas, choros, polcas, frevos, marchas, modinhas, afoxés, valsas e outros gêneros do riquíssimo acervo musical brasileiro, recebem arranjos originais em um vasto repertório que inclui compositores como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Ari Barroso, Patápio Silva, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Guerra Peixe, Batatinha, Cristiano Matos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Cartola, Xisto Bahia, Almiro Oliveira, Adoniram Barbosa, Capiba, Dôdo e Osmar dentre outros.

O grupo conquistou um lugar de destaque no meio cultural baiano, participando de vários projetos culturais, como "Pelourinho Dia e Noite", "Terça da Boa Música", "Julho em Salvador", "Projeto Villa Acústico", "Projeto Sala de Concerto", "Projeto Recital", "Circulador Cultural", "Projeto Música Azul", "Quartas Musicais", "Qual é da Música?", "X Festival de Música Instrumental da Bahia" "II e III Mercado Mundial" entre outros, e é constantemente requisitado a participar de diversos eventos.

Fora do Estado da Bahia, o grupo realizou uma temporada de shows em São Paulo em 1994 e na França em 1998 quando foi convidado a representar o Brasil, na "Fiesta de Suds" em Marseille. Em 2001 tocou em São Paulo pelo Projeto "Rumos Musicais" do Itaú Cultural. E recentemente, em outubro de 2002, tocou no Clube do Choro de Brasília no projeto "Caindo no Choro".

Em registro fonográfico, o Grupo Janela Brasileira, lançou em 1998 seu primeiro CD "Janela Brasileira", como resultado do Prêmio COPENE Cultura e Arte de 1997. Participou de duas coletâneas lançadas na França: os CDs "Musical Travelongue Brasil" pela Auvidis, e "Le Tour du Mond en 80 Musiques" pela Nalve; do CD "Cartografia Musical Brasileira", lançado em 2001 pelo Projeto Rumos Musicais do Itaú Cultural e do CD "Eu Choro Assim" do trompetista Joatan Nascimento.

Os integrantes do Janela Brasileira são professores e instrumentistas com formação erudita e carreiras individuais de grande dinamismo acadêmico e artístico. Através do grupo, desenvolvem uma solução inovadora de integração entre o erudito e o popular, buscando levar a música mais elaborada ao grande público, cujo resultado é um trabalho original e criativo, marcado por uma receptividade enorme do público, e uma atenção diferenciada por parte da imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário