terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dezo Mota



É multifacetado desenvolvendo fortes interpretações em vários estilos da música popular brasileiro, passando também pelo Forró, Bolero, Samba, Funk, Reggae, Rock Nacional, fazendo releituras de Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Maysa, Jessé, Dolores Duran, Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Roberto Carlos e Bob Marley. Nascido próximo à cidade de Milagres, Dezo viveu grande parte da sua infância e juventude em Feira de Santana até os seus vinte e um anos, quando decidiu morar no Rio de Janeiro em 1995. Desde então o artista tem traçado a sua carreira musical entre os cariocas há 16 anos.  Nos seus shows, Dezo sempre manifesta o amor e carinho que sente pelos dois estados brasileiros, RJ e Bahia, inspirado em Caetano Veloso e Cazuza.


Essa belíssima diversidade é aplaudida por muitos cariocas, inclusive artistas globais, que fazem questão de assistir aos shows desse baiano-carioca que recentemente lança o CD “Tempo do Tempo”, com direção de Guilherme Viotti e o próprio Dezo, que se desdobra em produtor executivo, e além de cantor, desenvolveu letras das canções “Esse dia”, “Horizonte infinito” e “Paixão fiel”. O CD com 10 (dez) faixas têm canções assinadas por Rodrigo Lampreia em “Não me leve a mal” e “A fila tem que andar”, a canção que dá título ao CD “Tempo do Tempo, de Guilherme Viotti que também compôs “Quem é você”. As outras faixas realizadas num coletivo de compositores são “Amar sem direção “(Jack Motta, Pepe Barcelos, Lucas duque, Daniel Lopes) e “O tempo pode” (Jack Mota, Claudinha Dias, Paula Kossatz, Diana Medeiros). Como podemos ver, a equipe técnica é bastante diversificada carregando múltiplos talentos em si, desdobrando-se em diferentes papeis na produção desde CD.

No CD, Dezo Mota é acompanhado por Marcio MM Meirelles (guitarras, violões, teclados e programações de cordas) que faz a produção musical e mixagem, Osiel Braga (trompete), Samir Oliveira (sax alto)k, Everton Trindade (trombone), Pedro Moraez (baixo) e Guilherme Viotti (bateria). Para Dezo Mota “O CD TEMPO DO TEMPO é a maior prova de que todos nós estamos sujeitos aos caprichos do tempo no espaço, no mesmo ar e no mesmo vento”.


UM FILHO DA BAHIA E AFILHADO DO RIO: DEZO MOTA É UM BAIANO-CARIOCA!

Como diria nosso ilustre baiano Dorival Caymmi “Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia...”, e nessa mesma melodia de saudade o cantor Dezo Mota mostra que todo bom filho a terra retorna. O cantor nascido em Feira de Santana foi morar no Rio de Janeiro há 16 anos, mais precisamente em 1995, e desde então traça a sua carreira artística na terra carioca, mas sempre manifestando seu amor pela Bahia através de canções de grandes cantores baianos, principalmente Caetano Veloso. Dezo tem um estilo despojado e pueril com uma performance de palco carregada de dramaturgia e intimidade com o público. Ao assistir seus vídeos no canal de difusão videográfica www.youtube/dezomota.com podemos perceber o sangue baiano nas veias do artista no carisma e na malemolência, que também tem herança carioca. Dezo é um baiano que “muita sorte tem, muita sorte teve, muita terá” e vem a Bahia apresentar-se em Feira de Santana e Salvador e divulgar seu novo CD Tempo do Tempo. Enquanto isso, os conterrâneos podem apreciar seu trabalho no http://www.myspace.com/dezomota

Jefferson Cruz (JC) – Como você define o seu estilo musical?

Dezo Mota
– Costumo me definir como um artista que canta musica brasileira e que pode um dia cantar um forró, um bolero, samba, funk, reggae...

(JC) – Trajetória artística: Você chegou a iniciar sua carreira artística na Bahia? Quando e o que o levou a mudar-se para o Rio de Janeiro?

Dezo Mota –
sim, iniciei em Feira de Santana fazendo shows em bares, teatros e até em terreiro de candomblé (rs). Em 1995 tomei a decisão de morar no Rio de Janeiro em busca de uma experiência mais ampla já que naquela época a musica baiana não tinha tanto espaço ao contrario de hoje que se tornou um grande mercado da música no mundo.

(JC) – Quais artistas cariocas e baianos influenciam no seu trabalho? Quais outras influências musicais?

Dezo Mota –
Musica Popular Brasileira!!!!!!! Tudo que tenha som, tudo que seja música, mas sobre tudo, todo o repertório do CAZUZA e CAETANO VELOSO. Cazuza trouxe o estilo e inspiração mostrando o meu caminho musical. Sempre ouvi de tudo, cresci ouvindo muita música romântica, bolero, seresta, muito xote, muito forró, toada, reggae... e me lembro bastante dos cantores; Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Maysa, Jessé, Dolores Duran, Agnaldo Timoteo, Angela Maria, Roberto Carlos, Bob Marley...

(JC) – Durante o tempo de moradia no Rio, quantas vezes você apresentou-se na Bahia? Qual parte é Bahia e Rio de Janeiro na sua formação cultural?

Dezo Mota – Durante todos esses quase 16 anos que estou no Rio eu não me apresentei nenhuma vez na Bahia.
Minha formação cultural é Bahia total, claro!! Tenho muito orgulho de ser baiano e até hoje gosto demais de sua musica, do samba reggae, do toque da percussão Baiana...

(JC) – Já se apresentou em algum projeto artístico no exterior? Como foi, e caso não, planeja realizar (onde)?

Dezo Mota –
ainda não tive a oportunidade. Existe uma possibilidade em Buenos Aires em abril 2011.

(JC) – Como você avalia o desenvolvimento do mercado da música no Rio de Janeiro? As oportunidades de crescimento e projeção são mais dinâmicas que a Bahia?

Dezo Mota –
O Rio tem uma riqueza de talentos imensa e são muitos artistas maravilhosos. Aqui o acesso a influencia da musica no mundo é farta, mas em minha opinião ainda falta oportunidades. Hoje eu vejo mais dinamismo na musica baiana, vejo mais oportunidades e o mercado cresce cada dia mais. A Bahia respira musica.

(JC) – Quais as dificuldades de um artista de MPB, que está no começo da carreira, no Rio de Janeiro?

Dezo Mota –
A falta de oportunidade. Em Salvador em quase todo o canto tem musica ao vivo. Acho que falta mais espaço onde o artista que está em começo de carreira possa se apresentar.

(JC) – Sobre o CD Tempo do Tempo: Inspirações, equipe técnica, concepções artísticas e os principais objetivos.

Dezo Mota –
TEMPO DO TEMPO é a maior prova de que todos nós estamos sujeitos aos caprichos do tempo no espaço, no mesmo ar e no mesmo vento... O resultado desse trabalho é assim... a resposta de minha maior provação... Sempre quis tudo muito rápido... Foram mais de dois anos lapidando, vencendo obstáculos, vencendo minha ansiedade e esperando muito por esse dia, um dos mais felizes. Não houve uma grande pesquisa para o repertório desse CD. Eu e Gui (Guilherme Viotti) juntamos algumas poucas opções e a minha vontade de gravar logo e em seguida convidei MM (Marcio Meirelles) para fazer os arranjos e que também abraçou o projeto e terminou se envolvendo por completo. A partir daí não tive muitos motivos com que me preocupasse, pois se trata de um trabalho experimental, a meu ver, por que só assim saberei realmente o rumo que tomará a minha musica...

Ficha Técnica:
Formação -
Dezo Mota (voz e backing)
Marcio MM Meirelles (guitarras, violões, teclados e programações de cordas)
Osiel Braga (trompete)
Samir Oliveira (sax alto)
Everton Trindade (trombone)
Pedro Moraez (baixo)
Guilherme Viotti (bateria)

Projeto CD -

Direção Geral - Guilherme viotti e Dezo Motta
Direção Artística - Guilherme Viotti
Produção Executiva - Dezo Mota
Produção Musical - Marcio MM Meirelles E Guilherme Viotti
Design Gráfico - Eduardo P.B.L Moreira
Foto de Capa - Paula Kossatz
Fotos - Guilherme Viotti.

Gravação -
Baixo e bateria gravados no Estúdio Lontra
Metais gravados no Estúdio Sala de Som
Gravação E Mixagem - Estúdio Azul
Masterização - Estúdio Vizom
Mixagem - Marcio Mm Meirelles

Outros/Estética -
Cabelo e Maquiagem - Uirandê Holanda
Figurino - Uirandê Holanda

O objetivo e levar esse cd para todos lugares divulgando o minha musica.

(JC) – Como surgiu essa parceria entre você, o diretor artístico e batera Guilherme Viotti e o produtor musical, guitarrista e multi instrumentista Marcio MM Meirelles?

Dezo Mota –
O Guilherme Viotti é filho da atriz Francoise Forton uma pessoa queridíssima, através dela ele trabalhamos juntos na produtora de teatro que trabalho. A partir daí criamos uma amizade. Ele foi o cara que acreditou e comprou minha idéia. Esse Cd é um projeto nosso. O Guilherme é um cara do tipo que existem poucos nesse mundo. Inteligente, criativo, excelente produtor e musico.

MM (Marcio MM Meirelles) é meu diretor musical, grande instrumentista, musico detalhista e refinado que eu tenho a honra de trabalhar. Conheço ha pelo menos uns 6 anos. Confio demais. Meu primeiro show com ele foi em CAETANEANDO em que eu cantava musicas do Caetano Veloso. De lá pra cá todos os meus shows são sob o comando dele.

(JC) – Expectativas: O que passa pela sua cabeça e coração nessa turnê a sua cidade natal, Feira de Santana e à nossa capital baiana?

Dezo Mota –
A muito tempo meus amigos me cobram a apresentação do meu show em Salvador. Tenho uma expectativa muito boa, muita saudade de cantar para meus conterrâneos. É certeza de que vou me emocionar muito. Em Feira de Santana, vou pisar no palco em que apresentei o meu primeiro show e ainda terei a participação do meu amigo de infância MILTON MACIEL que também é cantor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário